O E-commerce, seu crescimento e vantagens para as empresas em crescimento.

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O E-commerce no Brasil: Crescimento, vantagens e características.

O mercado de Comércio Eletrônico no Brasil cresceu muito nas últimas décadas, e a tendência é que isso não pare. Se tratando de um modelo de negócio que não precisa de um alto investimento inicial, a taxa média de crescimento do E-commerce foi de aproximadamente 15% a 20% nos últimos anos.

De acordo com a empresa especializada em informações do comércio eletrônico, E-bit (E-BIT, 2015), o setor movimentou R$35,8 bilhões em 2014, crescendo 24% em relação a 2013, quando o faturamento chegou a R$ 28,8 bilhões. Ao todo, foram mais de 51,5 milhões de consumidores únicos, sendo 10,2 milhões de novos entrantes ao longo do ano.

Em 2015, ainda com base na pesquisa do E-bit, apesar da retração econômica do País, o crescimento foi de 20% atingindo faturamento estimado de R$ 43 bilhões.

Segundo o portal G1.com (01/2017), o comércio eletrônico faturou em 2016 um total de R$53,4 bilhões, 11% a mais em comparação com o mesmo período de 2015.

Para a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrónico), A expectativa para 2017 é que o setor atinja R$ 59,9 bilhões.

Um estudo sobre o “Perfil do E-commerce Brasileiro”, realizada pela BigDataCorp, apontou que o Comércio Eletrônico representava 2,65% dos domínios no brasil em 2016, hoje correspondem aproximadamente 3,54% do universo pesquisado, um aumento de 21,52%.

Os benefícios de se ter uma loja virtual para a comercialização de produtos/serviços, são imensos. A internet viabiliza a interatividade entre consumidores e empresas de qualquer lugar do planeta, além de quebrar as barreiras entre as fronteiras possibilitando empresas a atingir novos mercados.

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Imagem retirada do site: BigDataCorp (2017).

Um detalhe é importante ressaltar, 16,12% dos sites de e-commerce no Brasil já são responsivos para o e-commerce, comércio eletrônico realizado através de um dispositivo móvel, como Celular ou Tablet.

Em 2015 o número de e-commerce com loja física subiu 14,53%, em 2016 esse número caiu 13,46%.

A tendência da comercialização através do e-commerce, está ganhando cada vez mais espaço e, as empresas estão tendo que investir cada vez mais em site melhores e serviços especializados para divulgações destes sites e de seu trabalho na web.

Como aumentar a visibilidade no e-commerce?

Segundo uma pesquisa da SerasaExperian, empresa especializada em inteligência digital:

“As categorias mais visitadas antes dos sites de e-commerce da data de descontos do comércio online em 2013 foram Ferramentas de Busca, com 32,95% do total, Rede Social e Fóruns, com 14,84% do total, e as próprias Lojas de Departamento, com 13,91% do total. Site de E-mail apareceram na 4º posição, com 7,53%.” (SERASAEXPERIAN, 2013)

O trabalho SEO é sem dúvida muito importante para o comércio eletrônico, já que a Ferramenta de Busca representa a maior porta de entrada para uma loja de e-commerce durante o processo de compra.

As vantagens do e-commerce sobre as lojas físicas.

  • O comércio na internet funciona 24h por dia, 7 dias por semana. O comércio fica disponível, possibilitando que o consumidor utilize o serviço no momento que desejar;
  • Facilidade no momento de pesquisar preço. Pela internet você consegui fazer orçamentos e comparação de preços de diversos segmentos, Hotel, passagens aéreas e, até mesmo, produtos odontológicos e livros;
  • Se seu desejo é viajar, o e-commerce possibilita que você aproveite promoções exclusivas que acontece em qualquer momento do dia. E, poucos minutos, você reserva sua viajem completa;
  • Atendimento personalizado, no e-commerce não existe fila, estacionamento lotado, evita-se transito, vendedores querendo te empurra produtos, empurra-empurra.
  • Forma de pagamento é um grande diferencial: Na Web, encontra-se empresas que faz parcelamento de até 12x no cartão sem juros, que é o caso da Dental Cremer, empresa de produtos Odontológicos, ela possibilita aos seus compradores parcelamento de até 6x no boleto sem juros, ou se preferir, pode ser feito deposito bancário.
  • Geralmente no E-commerce os produtos são mais baratos, acontece diversas ações promocionais fazendo que você gaste até 50% a menos do iria gastar na loja física da sua cidade.

 

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