A ferramenta de Busca é também conhecido como:
Ferramentas de busca, Motores de Busca, Mecanismo de busca ou Buscadores de sites,. Um exemplo de um site de busca pode ser o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Mecanismo de busca: A ferramenta de busca, surgiu com a necessidade de se achar sites no mundo do ciberespaço. No Brasil, o Google representa cerca de 97.29%, e Bing atingiu cerca de 1.37% das buscas feitas na internet no Brasil, segundo a informação da Statcounter.
Quando estamos com dúvidas e queremos acha algum site ou informação na internet, sem dúvida, a maneira mais fácil de se fazer isso é através de uma ferramenta de busca. De acordo com Torres (2009, P.38) “As ferramentas de busca representam a porta de entrada de mais de 80% da navegação na internet”.
Como funciona a ferramenta de busca?
O mecanismo utiliza os chamados Robôs ou Crawler que varem toda a web através dos links, e então ele cataloga todas as páginas de acordo com seu nicho, conteúdo ou outros fatores, logo depois as páginas são classificadas ou ranqueadas de acordo com a relevância de seu conteúdo para o mecanismo de busca.
As ferramentas de busca permitem, além de localizar informações de site, encontrar lugares, e horários de funcionamento de um estabelecimento,
Os buscadores trazem informações relevantes sobre empresas e prestadores de serviços, site focados em vendas (Lojas virtuais), são alguns dos recursos que o buscador possibilita aos usuário dos buscadores. Nos últimos anos o algoritmo avançou e ficou mais inteligente levando em conta a questões de comportamento do usuário e inteligência artificia da maquina de inteligência em conjunto com comportamento do usuário, e a qualidade dos conteúdo tornou fator chave para bom posicionamento na rede.
Principais buscadores do Mercado (Google e Bing) e suas diferenças
Ao realizar uma busca, a interface do Bing e do Google não existe muita diferença, apenas algumas sutilezas — o que muda entre uma e outra são os layouts. Enquanto o Bing aposta em fotografias com belas paisagens, o Google continua com a sua estrutura simples e minimalista, para que o foco do usuário seja, exclusivamente, o resultado da sua pesquisa.
Em relação à qualidade dos resultados na ferramenta de busca, Google e Bing não apresentam tanta diferença. Porém, quando a pesquisa requer maior precisão em relação ao tempo — ao buscar por notícias recentes, por exemplo — o Bing não vai apresentar estas informações, necessariamente, aquilo que é mais novo e relevante.
Mas a principal diferença entre Google e Bing — além da quantidade de usuários, está, sem dúvidas, nas respectivas plataformas de anúncios.