O trabalho de SEO possibilitada que empresas tenham relevância e visibilidade nos buscadores de forma orgânica.
Será que realmente vale a pena investir em SEO? Para saber mais, venha explorar como funciona o jogo do Google trás da machine learning (Maquina de Inteligência) dos robôs.
SEO GERA RESULTADO PARA VISIBILIDADE DA MARCA E SERVIÇOS DA MINHA EMPRESA?
Investir em SEO, atualmente não é mais uma questão opcional para criarmos autoridade na “web”, ter apenas um site por si só, não garante resultado, como já foi anteriormente.
Hoje o intuito é conectar e gerar tráfego contínuo com seu público, engajando-o de forma natural com a sua marca. O conteúdo de qualidade gera maior relevância e autoridade de seu produto ou serviço nos motores de indexação (Buscadores como Google, Yahoo, dentre outros) e para seu público-alvo, gerando o tão esperado posicionamento.
APENAS ESCREVER BONS CONTEÚDOS ME FAZEM TER UM BOM POSICIONAMENTO NO TRABALHO DE SEO?
Neste tópico explicarei como funciona o jogo do SEO, esta é uma das chaves mais importante para poder começar a escrever bons conteúdos para sua audiência.
Apenas escrever não é o suficiente, o trabalho de SEO vai muito além disso, é preciso validar alguns fatores de suma importância, tais como: qualidade do artigo, palavras chave, foco na palavra chave destaque que o artigo escrito, bem como seu grau de dificuldade diante aos seus concorrentes, site maps, seo on-page e off-page.
Algumas palavras são fáceis de ganhar posicionamento e superar sua concorrência, conteúdos que resolvem e trazem resultados efetivos para seu público, por não serem demasiadamente exploradas ou pouco utilizadas por grandes autoridades em determinado seguimento.
Algumas palavras chaves exigem um esforço maior para conquistar um melhor posicionamento nos buscadores, mais nada que um bom trabalho e dedicação em conjunto com estratégias de análise diárias de SEO e auditoria completa de SEO ( análise do seu site x sites concorrentes), lhe possibilita conquistar de forma orgânica grandes resultados (método de indexação SEO).
UM BOM SERVIDOR AJUDA NO POSICIONAMENTO E INDEXAÇÕES DO GOOGLE OU BING?
O Google prioriza que seus usuários nos dispositivos mobile (celular, tablet), tenham um rápido acesso e que o site esteja sempre disponível, então estar numa boa hospedagem ou servidor virtualizado (VPS), em servidores de alta performance e ponto que devemos planejar quando iniciamos um projeto de marketing para nossa empresa, isto vai fazer toda diferença para o projeto, ter um site onde vive indisponível, faz com que você estressa sua audiência e consequentemente perca credibilidade e confiabilidade.
Outro ponto importante está ligado a velocidade de carregamento rápido das páginas em conjuntos com práticas de segurança de certificado digital, você ganha pontos extras, tendo em vista que navegadores atuais, exibem a mensagem de site não seguro quando não faz uso da tecnologia de SSL (Secure Sockets Layer – Um tipo de segurança digital que permite a comunicação segura entre um site e um navegador), quando não possui certificado de segurança em seu site, faz com que a conversão caia, por passar insegurança para seus usuários que ali estão no processo de compra de seu serviço/produto.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO AJUDA NO SEO?
O Google, cada mais dedica que os usuários tenham uma boa velocidade em conjunto com uma boa experiência de navegação do site, a fim de que o mesmo seja de fácil uso, e que consiga transmitir de forma simples e clara, as variações de solicitações como: compra, orçamento, agendamento, dentre outras funções, de modo simples em poucos cliques, e que o site/app se adapte, ou tenham versões otimizadas para dispositivos de tela diferente, garantindo a experiência do usuário de forma ampla.
PORQUE INVESTIR EM SEO SE TEMOS PUBLICIDADE PAGA (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads) ?
Por mais que tenhamos publicidades pagas no mercado atual, ter um bom site ranqueado nos buscadores de pesquisa, auxilia inclusive para que o orçamento das campanhas de marketing pago tenha uma melhor performance e custo/clique decorrente principalmente se o site possui excelente conteúdo.
O anúncio pago, devem serem uma estratégia em paralelo até porque o trabalho de SEO e um trabalho diário que não acontece do dia para a noite, para que o mesmo funcione organicamente na primeira página, gerando conversões organicamente, e inclusive os anúncios pagos do Google Ads podem até contribuir para o SEO, mais este assunto deixamos para próximo artigo.
Você já faz um trabalho de marketing de conteúdo para seu site e para mídias sociais? Caso não utilize no momento, já está no momento de pensar e montar estratégia para criação de conteúdo de relevância, afim alavancar sua empresa no digital.
O tráfego + bom conteúdo relevante é o elemento chave para que a sua marca seja reconhecida entre as pessoas da comunidade, cidade, estado ou país, dependendo de sua área de abrangência do seu serviço/produto.
COMO DEVO COMEÇAR?
Neste momento, você deve esta se perguntando, bom mais o que posso escrever para meu seguimento, não tenho ideia, e não quero mostrar muito, pois entregar de graça acabamos não tendo clientes.
Bom aqui ponto chave, quando as pessoas os vejam com autoridade, mesmo que necessite entregar algo a mais, fique tranquilo em oferecer um extra as pessoas interessadas em sem conteúdo, elas vão querer ainda mais e vão contratar seu serviço, consultoria, pois já conseguem enxergar de forma clara que eis uma referência no assunto, para elas você não é mais uma pessoa estranha e sim uma autoridade, na qual torna mais simples o processo de venda para este lead(potencial cliente).
MARKETING DE CONTEÚDO COMO ESTRATÉGIA ALINHADA AOS OBJETIVO DE MARKETING DIGITAL/VENDAS
Após conseguido engajar com o seu público com material de alta qualidade, você dispensa apresentação, os mesmos precisam estar devidamente cadastrados nos meios de divulgação de marketing digital por isso é necessário pensar em estratégia desde o início do processo, para construção de sua lista e utilizar suas automações em suas campanhas digitais de seus produtos e serviços.
Conseguir o cadastrar sua audiência nas listas de acompanhamento em seu site integrado com automações de e-mail marketing, você consegue identificar de forma clara seu publico que está engajando com seu conteúdo, fazendo o mesmo passar processo de funil de vendas do conteúdo à venda, um processo de grande importância fazendo o trabalho de SEO mais especificamente de marketing de conteúdo que é a base para gerar posicionamento nos termos de pesquisa, sendo o ponto chave para crescimento do seu negócio, por isso ter um processo segmentado com conteúdos de valor, e com entregas semanais, pelo menos de 1 a 2 (artigos, live, e-book) por semana, garantindo a periodicidade com seu público, e gerando proximidade, com seu público alvo.
Sempre quando possível deve pre-lançar, anunciando sobre um novo conteúdo que vai sair, gerando expectativa, um gatilho muito interessante para engajamento de sua audiência.
Outro ponto a se considerar e questão de SEO, que faz toda diferença é de auditoria de SEO, tendo em vista para poder acompanhar o desempenho do site efetivamente, validando erros do website como títulos, estrutura do website de modo geral, bem como analisar a concorrência de modo efetivado e com real detalhamento, utilizando como estratégia, mecanismo que faz toda diferença no processo. Tendo esses paramentos conseguimos melhorar diariamente, aumentando o poder de posicionamento para o buscadores Google, Bing, Yahoo, dentre outros.
QUE TIPO DE MATERIAL ADICIONAL POSSO UTILIZAR?
um ponto a se considerar ao escrever um ativo(material), sempre pontuar as dores que sua persona possui, ou também explanar em cima de uma solução de problema, a partir de uma pesquisa positiva para o problema(exp.: como emagrecer 20 kg de forma saudável?, como ter um corpo atlético?), estes são exemplos que indiretamente trazem uma possível solução para resoluções das dores de seus clientes, existem perfis que pesquisam a partir da dor, e outros a partir do resultado que a mesma almeja, este são pontos que podemos atuar para maximizar o resultado para nossa audiência.
Sendo assim não deixe para amanhã, comece hoje mesmo. Antes de começar você pode utilizar algumas ferramentas para identificar quais são as palavras chaves que tenham maior tráfego de pesquisa começando com Google Trands.
Nós vemos em breve!