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Posicionando a TI como área estratégica para Marketing Digital do seu negócio

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A área de Tecnologia da Informação como área estratégica para Marketing Digital, a area de tecnologia sofreu algumas transformações ao longo dos anos e uma das principais está relacionada ao seu reposicionamento dentro das organizações. Enquanto, no passado, a TI era vista como área que desempenhava somente funções operacionais e de suporte, hoje em dia grande parte dos negócios a tem como aliada e parceira, ou seja, área estratégica para suportar as tomadas de decisão, melhorar a qualidade de produtos e serviços, conquistar novos mercados, crescer e se desenvolver tecnologicamente.

TI como estratégia para diversos setores operacionais da empresa estratégicos e operacionais

Uma visão mais ampla da TI, voltada para soluções e estratégias de negócio e Marketing Digital, vem sendo requisitada por diversas áreas dentro das organizações, que demandam postura proativa e dinâmica da TI, capaz de responder de forma rápida e preditiva às demandas do negócio. Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner Group®, reforça esta afirmação:”Com o passar do tempo, a TI deixou de ser uma ferramenta de suporte para ser uma ferramenta de capacitação e criação de negócios. Sob essa perspectiva mais ampla e inclusiva, faz mais sentido falar sobre gastos relativos a TI em toda e qualquer iniciativa de negócio e seu respectivo orçamento. Desta forma, o CIO é desafiado a adotar um perfil mais relevante e se engajar ostensivamente em oportunidades para influenciar as decisões de TI nos orçamentos de negócio da empresa”.

Existem alguns passos para que a TI se torne uma área estratégica dentro das organizações e entre eles está o alinhamento entre o Planejamento Estratégico de TI (PETI) e o Planejamento Estratégico Corporativo (PEC). Esse alinhamento favorece uma ação proativa na identificação de oportunidades na área de TI, além de atuar como agente de mudança no direcionamento dos investimentos em TI, uma vez que as estratégias e prioridades do negócio são as definição desses investimentos, como mostra a figura abaixo:

Fonte: Modelo de Ramirez e Sender (2003) sobre o PETI

Equipe de TI  como estratégia de negócio aliado ao Marketing Digital

Historicamente, conhecemos diversos casos de áreas de negócio adquirindo softwares de prateleira ou, pior, contratando soluções de software customizadas sem o conhecimento das áreas internas de TI. Nesses casos, a TI seria apenas acionada e tomaria conhecimento da existência dessas ferramentas quando as mesmas apresentassem um comportamento indesejado e/ou gerasse impacto negativo na operação do negócio. A pergunta-chave é: O alinhamento entre TI e áreas usuárias das organizações se faz necessário que para que a tecnologia não seja implantada somente por ser nova, veloz ou por ser utilizada pelos “grandes players”, mas sim pelo valor agregado ao negócio, ou seja, os reais resultados positivos que a organização pode obter com a sua utilização e aliado a equipe de marketing para fazer que as estratégias estejam alinhadas aos recursos necessário e ambiente adequando.

O mundo corporativo exige um setor de TI com alta capacidade tecnológica, atualizado e preparado para atender as suas demandas, garantindo o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e realizando entregas de qualidade para o cliente. Como já acontece hoje em inúmeras empresas, o setor de TI deve ter profissionais qualificados tecnicamente e que conheçam fim a fim os processos de negócio da organização. Assim, conseguem identificar os pontos de melhoria e atuar de forma proativa no que se fizer necessário, implementando a melhor solução e mitigando os possíveis riscos. A sua empresa está nesse caminho de evolução?

Grande parte dos processos de negócio das empresas possuem alguma dependência da TI e isso demonstra que a TI funciona como “engrenagem mestre” que move as organizações, impactando diretamente nos investimentos e, consequentemente, nas receitas. Portanto, constata-se a importância de transformar a TI em uma área parceira do negócio, ou seja, um braço para suportar as tomadas de decisões estratégicas e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Nesse contexto, o reposicionamento da TI se torna um fator crítico para o desempenho e evolução das organizações no que chamamos de Era Digital.

Será que realmente é importante ter profissional de TI juntamente com equipe de Marketing Digital?

Outro ponto chave a setor de TI da empresa é um aliado forte a área de marketing, caminhando juntamente com área estratégica da empresa, não apenas um elo a parte, devem andar juntos a fim de garantir as alavancagem e posicionamento da marca, podendo garantir que as campanhas de marketing estejam devidamente alinhas com a tecnologia, para assim poder escalar recursos em campanhas estratégicas como em períodos de ofertas como na Black Friday, bem como campanhas especificas tendo em vista que as ações de marketing digital exigem uma segurança e estabilidade de recursos, para que o mesmo possa atingir resultado positivo, pois nada adianta ter um trabalho impecável e estratégico no marketing digital e o mesmo estiver indisponível levando a uma visão negativa do clientes com a empresa, ou simplesmente perdendo a confiabilidade por completo decorrente de séries de falhas que o cliente possa ou até mesmo ter uma experiência do usuário não satisfatório como página não ser funcional em em diversos tipos de dispositivos (Celular, tablet, computador, dentre outros),esses tipos de falha que poderia ser evitada, ou e perdendo a confiabilidade, ou mesmo que não passam segurança para cliente ao acessar seu site.

Por esse motivo, caso você seja pequena empresa que não tenha um setor de TI, deve olhar cuidadosamente também para essas questões levantadas, e solicitar que se seu prestador de serviço (agencia de marketing digital) atual caso o mesmo já tenha, ou seu prestador que pretenda contratar possa viabilizar uma equipe de tecnologia capacitada atrelado no projeto de marketing ou profissionais de marketing com devido conhecimento em TI, que possa monitorar de forma pró-ativa sua estrutura de servidores, site, e-mail. e-mail marketing, dentre outros recursos que a empresa venha utilizar.

Sua empresa realiza monitoramento do ambiente ou tem controle sobre ambiente ?

Um dos grandes diferenciais da Evolui Digital e contar com uma equipe de tecnologia nos projetos de marketing digital, somos uma agencia inovadora de marketing digital em blumenau que conta com profissionais de TI (Tecnologia da Informação), para tornar seu projeto de marketing alinhado com devido suporte e garantindo segurança e estabilidade com sistema de monitoramento eficiente e equipe  pró-ativo pra solucionar ou identificar possíveis problemas antes que de fato gere o erro de fato, caso um erro aconteça, solucionaremos no menos tempo hábil a fim de deixar seu ambiente 100% operacional e funcional.

Contamos com profissionais especialistas em segurança de rede/especialista de servidores para atender e monitorar seu ambiente durante todas as ações de marketing, bem como implementar um ambiente seguro e funcional com custo/benefício adequado para seu negócio.

Agende uma consultoria com nosso especialista de Marketing e TI.

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