Por que estratégia de SEO local deve ser utilizado no seu negócio?

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Ao estabelecer uma estratégia de SEO local deve ser levado em conta diversos fatores, qualquer descuido ou negligência durante o processo pode afetar no posicionamento e desempenho no trabalho de SEO por geolocalização.

ESTRATÉGIA DE SEO LOCAL PARA SEU NEGÓCIO

Atualmente, o processo de posicionamento local nos buscadores segue critérios mais rígidos decorrente da inteligência dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo), exp.: O Google consegue entender localização + interesse do usuário por meios de dados que diariamente utilizamos, tais como GPS habilitado no smartphone, uso do gmail ou da própria navegação no Google Chrome e outros navegadores.

Informações são coletadas durante a navegação dos usuários e com base nesse comportamento os buscadores exibe resultados mais relevantes.

A identificação da pesquisa local pode ocorrer quando o usuário coloca o nome da cidade após ou antes a palavra chave, ou simplesmente quando o usuário pesquisa pelo serviço desejado, tais como eletricista, vidraçarias, pizzaria, restaurante, dentre outros.

A empresa exibida na busca é a que tem melhor pontuação + distância aproximada do usuário.

 

Por que você deve usar o SEO local como estratégia de marketing?

O SEO local é uma excelente forma de estratégia de posicionamento perante o mercado. Por isso, estar bem posicionado na geolocalização do Google Meu negócio ou até mesmo no resultado de pesquisa local, faz toda diferença para visibilidade da sua empresa.

Nesse artigo, iremos guiá-lo com estratégias de marketing digital local mesmo se sua empresa tenha atuação à nível estadual, nacional ou internacional.

 

Você gostaria de estar na frente dos seus concorrentes nas pesquisas dos mecanismos de busca? Acompanhe este guia que terá muitos insights para ajudar sua empresa na otimização do trabalho de SEO local.

Uma das principais ações é a geração de conteúdos relevantes para seu público alvo, lembrando-se sempre de incluir a palavra-chave da cidade onde sua empresa possui sede ou demanda de serviço/produto.

Dica: Como descobrir quem está pesquisando pelo seu serviço?

Hoje, estamos munidos de ferramentas que podem nos ajudar de modo estratégico na tomada de decisão, a fim de termos um alvo mais preciso para as campanhas de marketing.

Utilizando ferramentas como o Google adsGoogle Analytics e Semrush, você conseguirá coletar informações a partir de dados importantes, validando assim, a demanda de um determinado produto/serviço ou comportamento dos seus consumidores.

Um mecanismo muito utilizado dentro do Google Ads, é a ferramentas de pesquisa de palavra chaves, onde possibilita identificar uma estimativa de tráfego mensal que a palavra chaves espera obter para o período, lembrando-se que as estatísticas de volume de pesquisa, podem ser visualizados apenas para contas que já tiveram anúncios ativos no Google.

Estes indicadores coletados em ambas as ferramentas, devem ser analisadas com a equipe comercial/vendas da sua empresa, levantando os serviços e produtos que tiveram maior índice de vendas em um período, comparando com o dados coletados anteriormente.

 

Google Meu Negócio como estratégia de SEO Local

 

Uma das estratégia que possibilita dar alguns pontos extra na estratégia de seu local é fazer uso do Google meu negócio em sua empresa, bem como realizar postagens periódicas nesta plataforma, sendo um meio para ganhar pontuação positiva de SEO.

 

Estratégias fundamentais de SEO local

 

1 – Otimização da segurança para seu site

A Otimização da segurança do site é uma das primeiras coisas que você precisa levar em conta. Os sites sem o selo SSL (Certificação de segurança), perde posição na analise do Google ou outros buscadores de sites.

Empresas com o site mais antigo ou sem orientação adequada geralmente não possuem essa certificação, o que os deixam vunerável, comprometendo até mesmo os usuários os acessa.

A Evolui Digital trabalha com ferramentas avançada de segurança, que permitam proteção completa, desde tentativas de invasão por diversos meios, até garantir que os arquivos do site estejam livre de ameaças, com ferramentas de auditoria de segurança.

Devemos ficar atentos, é importante que o servidor web (hospedagem do site) sempre esteja atualizado e que a plataforma do site esteja sempre atualizada, livre de risco e de acordo com as normas dos mecanismos de busca.

 

2 – Foco no Conteúdo

Uma estratégia que você pode tirar vantagem e que muitas empresas não estão fazendo no momento é criar conteúdo de qualidade, conteúdos que ajude o seu consumidor com alguma dificuldade ou problema.

Adicionar um blog ao site da sua empresa é fundamental para gerar mais tráfego ao seu domínio principal, além de criar autoridade de marca, pois quando seus clientes procurar uma determinada palavras-chave, ele será direcionado para o seu site, sendo um excelente gatinho para que visitante possa virar um cliente.

 

3 – Experiência do usuário no site e Redes Sociais ativas

Pensar na experiência do usuário é importante para atrair, reter e engajar o público no site, blog ou redes sociais. Uma estrutura adequada gera credibilidade de marca e reter por mais tempo o usuário dentro do site.

Os usuários preferem um site com um layout atraente, que seja fácil de usar em todas as plataformas, sejam no computador, Tablet ou Celular. Por isso, pense sempre na versão mobile levando em conta a experiência do usuário.

Os buscadores penalizam sites que não tem layout responsivo, sites sem certificação SSL e com problemas de servidor. Os buscadores indexam conteúdos de Redes Sociais, então, lembre-se de atualiza-las.

4 – Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das melhores ferramentas disponíveis para SEO local, e é gratuito. Essa ferramenta permite você crie o perfil da sua empresa, possibilitando visibilidade de seu negócio em sua região.

google meu negócio

Gerencie bem seu perfil no Google Meu negócio

Seu perfil precisa conter todos os detalhes importantes da sua empresa, como detalhes de contato, endereço, horário comercial e até imagens, para assim poder ganhar visibilidade, tendo em vista que a maior parte da concorrência local pode ter perfis do Google Meu Negócio, porém muitos deles não o usam corretamente.

Ter um perfil otimizado do Google Meu Negócio te ajudará a conquistar mais clientes locais e oferece uma vantagem única sobre a sua concorrência. Quanto você estiver cadastrado nessa plataforma, o Google enviará dados semanais e mensais, com dados como: quantas pessoas procuraram sua empresa, quantas ligaram para você e o número de pessoas que ativaram a rota de localização da sua empresa.

Dica de bônus estratégia local: Utilizar a opção de Tour virtual para negócios locais, é um fator que ajuda a atrair mais pessoas para sua empresa, permitindo previamente pelo Maps do Google meu negócio uma visão interna da sua empresa, o que gera boa impressão pelos clientes, principalmente seguimentos como restaurante, cafeteria, pub’s, dentro outros tipo de segmento, principalmente se você tiver um decoração e estilo diferenciado das demais. Possibilita excelentes resultados com esta estratégia.

5 – Gerenciamento de reputação

Monitore as avaliações da sua empresa na sua página do facebook, no google meu negócio, reclame aqui ou e-commerce. Pois a avaliação é um fator importante de analise entre você e seu concorrente. Boas avaliações geram mais confiança e aumentam sua autoridade na internet.

Como utilizar as redes sociais para SEO local  – saiba mais!

Os usuários podem deixar avaliação e comentários na sua página do Google Meu Negócio e nas Redes Sociais de sua empresa. Incentivar essa prática te ajudará no posicionamento local.

 

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